23 julho 2010

Azulão, Uma Bela Espécie Rara!!!

O Azulão
O azulão (Cyanocompsa brissonii) é uma avepasseriforme da família Fringillidae. Também é conhecida pelos nomes de azulão-bicudo, azulão-do-nordeste,azulão-do-sul, azulão-verdadeiro, guarundi-azul,gurandi-azul, gurundi-azul e tiatã.

Características

O azulão mede aproximadamente 15 cm de comprimento. O macho possui plumagem totalmente azul-escura quando adulto, com a fronte, sombrancelhas e coberteiras superiores das asas azuis-brilhantes. A fêmea e os imaturos são marrons-pardos.



Hoje o azulão está sofrendo um grande risco de ter sua espécie extinta, pois muitas pessoas os prendem, por ser uma espécie rara, vale muito dinheiro!!!



Até mesmo as fêmeas desta espécie são capturadas e levadas para serem vendidas, juntos com os machos dessa espécie para que procriem, mais sairá por um preço mais caro!!!



Os locais mais comuns de vendas são nas feiras a céu aberto, e por ano mais de 1.000 pássaros são apreendidos e muitos comerciantes que trabalham ilegalmente!!!



Um comentário:

  1. O post ficou ótimo, mas o título está escrito errado...eu achei a espécie bem interessante, principalmente quando se trata da evolução que elas tem na cor da pena entre as fases filhote e adulto.

    Sou contra o tráfico de animais, só pra deixar claro!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! Não deixe de escrever!!!